Para quem não tira férias...

Dois cursos on-line, gratuitos, são uma ótima dica para os interessados em segurança da informação: “Cryptography” e “Computer Security”

Nosso post de hoje é uma dica para os interessados em segurança da informação. Uma não, duas. Duas sugestões de cursos on-line, gratuitos, oferecidos pela Berkeley University of California em parceria com a Stanford University. Os cursos “Cryptography” e “Computer Security” começam em janeiro e fevereiro, respectivamente, e recomenda-se que os candidatos possuam algum conhecimento em programação. As especificações podem ser encontradas nas páginas http://www.security-class.org/ e http://www.crypto-class.org/.

Um dos cursos aborda a Criptografia, indispensável para a proteção das informações contidas em sistemas de computação. Os estudantes aprenderão a raciocinar sobre a segurança das construções criptográficas e como aplicar esse conhecimento a aplicações do mundo real. Diversos protocolos serão analisados, bem como os erros existentes nos sistemas.

A segunda metade do curso abordará as técnicas de chaves-públicas, que permitem que duas ou mais partes gerem um chave secreta. Estará em pauta a teoria dos números, encriptação de chaves-públicas, assinatura digital e protocolos de autenticação. Mais para o final do curso, tópicos avançados serão abordados, como protocolos distribuídos e uma série de mecanismos de privacidade. O curso inclui deveres de casa por escrito e laboratórios de programação.

O professor é  Dan Boneh, que lidera o grupo de criptografia aplicada do departamento de Ciência da Computação da Universidade de Stanford. Boneh, autor de mais de uma centena de publicações no campo, dedica-se à pesquisa em aplicações de criptografia para segurança de computadores, incluindo sistemas de encriptação com novas propriedades, segurança web, segurança para dispositivos móveis, proteção de direitos autorais digitais e criptoanálise.

Segurança da Computação

O segundo curso sugerido também será ministrado por Boneh, juntamente com Professor John Mitchell, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Stanford, especializado em segurança web, segurança de rede, análise de privacidade, linguagem de programação e design e  aplicações da lógica matemática para a ciência da computação.

O curso também conta com a professora Dawn Song, da UC Berkeley, que trabalha com segurança e questões de privacidade em sistemas de computação e redes, incluindo áreas que vão desde a segurança de software, segurança de rede, segurança de banco de dados, distribuídos sistemas de segurança, a criptografia aplicada.

O curso, intitulado Segurança da Computação ensinará como desenvolver sistemas de segurança e escrever códigos de segurança, como encontrar vulnerabilidades nos códigos e criar sistemas de software que limitam os impactos dessas vulnerabilidades. Outros tópicos abordados serão detecção de malware e plataformas de segurança móvel.

Comentários