O Ovo do Cuco

Por Renato Maia*


Em Agosto de 1986, Clifford Stoll recebeu sua primeira tarefa como administrador de sistemas no laboratório Lawrence Berkeley na Califórnia, EUA. Clifford deveria investigar uma discrepância de U$ 0,75 (75 centavos de dólar) no relatório gerado pelo software que controlava e contabilizava o uso dos sistemas (Unix e VAX) pelos seus usuários. Um detalhe interessante: Clifford, um astrônomo e pesquisador por formação, estava temporariamente trabalhando como administrador de sistemas na área de informática do laboratório devido a um erro na renovação da sua bolsa de pesquisador. Talvez por isto tenha recebido esta tarefa, a princípio, tão pouco relevante.

O que então parecia ser um erro de relatório do sistema era na verdade um usuário não autorizado com 9 segundos de uso não pagos. Surpreendentemente, o usuário não autorizado era um “hacker” que obteve acesso ao sistema explorando uma vulnerabilidade no software GNU Emacs.

Clifford acompanhou e monitorou este hacker durante 10 meses, em uma operação que é considerada por muitos a primeira resposta a um incidente e investigação publicamente documentada. Este é um breve resumo do livro “The Cuckoo’s Egg: Tracking a Spy Through the Maze of Computer Espionage”. Estes 9 segundos de uso não autorizados levaram a descoberta de uma série de intrusões e acessos não autorizados em sistemas de universidades, de bases militares e do governo americano. Com objetivos claros de espionagem e ganhos financeiros.

Através de conexões discadas oriundas da Alemanha, utilizando modem de 1200 bps, o hacker mantinha e ampliava seu acesso em várias redes explorando falhas conhecidas em softwares da época. As informações e arquivos obtidos eram comercializados pelo hacker para a KGB da extinta União Soviética. Após várias tentativas frustradas Cliff conseguiu obter apoio para conduzir a monitoração e investigação com o FBI e a NSA – uma passagem interessante relata seu encontro com Robert Morris, cientista chefe do centro de segurança em computadores da NSA e pai do autor do Worm Morris (um dos primeiros Worms com grande impacto a proliferarem e atacarem a Internet).



"Clifford acompanhou e monitorou este hacker durante 10 meses, em uma operação que é considerada por muitos a primeira resposta a um incidente e investigação publicamente documentada."


Com este apoio e com o uso de técnicas criativas como a produção de documentos falsos referentes a um fictício projeto militar (Cliff Stoll pode ser considerado um dos “pais” do conceito de Honeypot/HoneyNet), a identidade do hacker – Markus Hess – foi descoberta e sua prisão efetivada em Hannover, na Alemanha. O detalhado registro gerado durante a investigação, bem como os documentos falsos usados como isca foram determinantes para a condenação de Markus Hess.

Este livro, que considero leitura mais do que recomendada, faz parte da história da TechBiz Forense Digital. O livro foi, juntamente com uma conversa casual de elevador (outra história interessante… Mas esta fica para outra oportunidade), uma das principais fontes de inspiração para criação da empresa e a determinação do seu foco.

Mais interessante é como o seu conteúdo se mantém cada vez mais atual. Stuxnet, Wikileaks, crimes digitais, roubos de identidade, Cyber Warfare e os vários relatos recentes de espionagem via Internet são situações modernas que encontram paralelos na história relatada em “The Cuckoo’s Egg”, ocorrida há 25 anos.

É exatamente para debater temas como esses que pretendo usar este espaço, no blog da TechBiz Forense Digital.



* Renato Maia possui mais de 15 anos de experiência em projetos de Tecnologia e Segurança da Informação. É diretor técnico TechBiz Forense Digital e da TechBiz Informática. Engenheiro Eletrônico e de Telecomunicações, com MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral, Renato Maia diplomou-se Mestre em Ciências da Engenharia Elétrica pela PUC Rio. Foi o primeiro profissional da América Latina certificado em EnCE (Encase Certified Examiner), além de ter diversas certificações profissionais, com destaque para o ITIL Expert V3, CISSP, CISM, CISA, PMP, MCSE, CCSE, CCNP.

Comentários

Postar um comentário