Segurança nas Redes Sociais

Por Roberta Maia*

Esta segunda edição do Ponto de Vista está pautada em matéria publicada no jornal O Globo sobre as redes sociais. Elas irão substituir emails, sites de compras, outras ferramentas de chats? Estamos seguros para migrar definitivamente para esses ambientes? Mais uma vez queremos saber a sua opinião.

Nesta segunda-feira, 18 de julho, o jornal O Globo tem como matéria de capa do caderno de Economia um texto que discorre sobre o crescimento da importância das redes sociais. O subtítulo resume: “internet migra para sites como Facebook e Twitter, onde o usuário pode jogar, consumir, ler”.

Ao longo do texto, o repórter Carlos Alberto Teixeira mostra como as tradicionais trocas de mensagens, fotos, além de games, chats, videoconferências, compras, aplicações financeiras, currículos e notícias migram e se adaptam aos ambientes das redes sociais e escreve: “Há quem acredite que, no futuro, a internet básica será coisa apenas para nerds e pessoas das áreas técnicas, enquanto a grande massa de internautas acabará em redes sociais que já existem ou que ainda estão por vir”.

A pergunta que fica no ar é: o quão expostos e vulneráveis estamos nesses ambientes? Dados aparentemente banais, como o nome do seu melhor amigo, do seu cachorro ou do seu restaurante preferido são um prato quente para a ação dos botnets – vírus que são controlados por um pirata virtual e que infectam uma rede de computadores a partir de uma máquina central.

Em palestra promovida pela TechBiz Forense Digital no ano passado, o Chief Security Officer (CSO) da NetWitness, Eddie Schwartz, alertou: “Os botnets não querem apenas informações de cartão de crédito, mas contas do Yahoo, Facebook, informações sobre a sua família, porque são dados que podem gerar senhas”.

Nesta edição do Ponto de Vista, gostaríamos de saber a sua opinião sobre esse assunto. Você se sente seguro em redes sociais? Até onde você se expõe? Os atuais mecanismos para garantir a confidencialidade da troca de informações são suficientes?

* Roberta Maia é assessora de comunicação do Grupo TechBiz. Formada em jornalismo pela PUC Minas, já trabalhou nos cadernos de tecnologia, veículos e cultura do jornal O Tempo. É especializada em Arte e Filosofia pelo curso de pós-graduação lato sensu da PUC Rio.

Comentários