Como instalar o Oracle 10g na solução da AccessData

*Luiz Sales Rabelo

Um dos recursos-chave da solução de computação forense da AccessData, o FTK, é a utilização do Oracle para melhor performance da ferramenta. Esta é uma versão do Oracle 10g adaptada para a solução da AccessData. Algumas raras vezes, um erro durante o processo de instalação pode abortar o instalador e o Oracle não é instalado.



Este mensagem de erro acontece algumas raras
vezes, e é simples de solucionar.


Este erro é causado por alguma outra versão do Oracle já existente na estação forense e pode causar incompatibilidades com a versão disponível no DVD da ferramenta da AccessData.
A solução deste problema é muito simples:

  • Desinstalar qualquer versão do Oracle já existente nas máquinas pelo painel de controle Adicionar/Remover Programas
  • Deletar manualmente a chave de registro: HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\ORACLE\
  • Deletar manualmente o diretório: C:\ProgramFiles\Oracle\ ou C:\Arquivos de Programas\Oracle\
  • Deletar manualmente o diretório: C:\Oracle ou C:\OraNT
  • Feito isso, reinicie o computador e prossiga a instalação do Oracle do DVD2 da AccessData normalmente.

* Luiz Sales Rabelo é analista de Segurança e consultor em computação forense da Techbiz Forense Digital. Desde outubro de 2010, é instrutor autorizado pela AccessData a transmitir os conhecimentos sobre a ferramenta FTK 3. É EnCe, MCP (Microsoft Certified Professional) e ACE (AccessData Certified Examiner).Autor do blog: http://forensics.luizrabelo.com.br/

Comentários