Cibercrimes afetam mais de dois terços dos usuários da internet

Da próxima vez em que navegar pela internet considere o seguinte: você deve estar a apenas um clique de se tornar a próxima vítma do cibercrime. Um estudo divulgado pela Norton, fabricante de software de segurança, revela a surpreendente prevalência do cibercrime: dois terços (65%) de todos os usuários globais da internet já foram vítimas do cibercrime, incluindo fraudes on-line no cartão de crédito, roubo de identidade e vírus de computador.

O relatório da Norton “O Impacto Humano” é o primeiro estudo que examina os efeitos emocionais dessas infrações e mostra que a reação mais forte das vítimas é a raiva (58%), aborrecimento (51%) e sentimento de traição (40%). Muitas culpam a si mesmas por terem sido atacadas. Apenas 3% não pensam que isso pode ocorrer com elas e quase 80% não esperam que os criminosos sejam levados à Justiça.

Apesar das consequências emocionais, das ameaças universais e da grande incidência dos cibercrimes, as pessoas continuam não mudando o seu comportamento – com apenas metade dizendo que poderia mudar o comportamento se fossem vítimas. O mais pertubador é que menos da metade (44%) reportou os crimes para a polícia.

A resolução de um crime virtual pode ser bem frustrante. De acordo com o relatório, o processo leva uma média de 28 dias. Vinte e oito por centro dos entrevistados dizem que o maior desafio em lidar com esse tipo de crime é o tempo necessário para resolvê-lo.


Algumas ações simples podem proteger as pessoas, de acordo com o relatório. “As pessoas resistem em se proteger e em proteger os seus computadores porque acham que é muito complicado”, diz Anne Collier, coodiretora do ConnectSafely.org e editora do NetFamilyNews.org, que colaborou com a Norton no estudo. “Mas, todo mundo pode adotar passos simples, como ter um software de segurança atualizado”, completa.


Fonte: Companies.mybroadband.co.za
By: Computer Crime Research Center

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