Menos malware em 2010

Fonte: Blog.seattlepi.com

As taxas globais e norte-americanas de infecção de computadores por malware caíram no primeiro semestre de 2010 se comparadas com o segundo semestre de 2009, mas o mundo ainda precisa de encontrar uma maneira mais unificada para lutar contra o cybercrime, disse a Microsoft na quarta-feira.

Segundo Scott Charney, vice-presidente da Microsoft para a área de segurança da computação, governos e organizações podem aplicar modelos de saúde pública para garantir a saúde da internet. E isso pode começar limitando-se o acesso a computadores infectados por malware ou vitimados por botnets.

"Estamos vendo as coisas evoluindo de forma que os botnets são as verdadeiras plataformas para o lançamento dos cibercrimes", diz Jeff Jones, diretor da área de segurança da computação da Microsoft.

O botnet consiste na infecção de milhares de computadores com o mesmo malware que permite que uma máquina central, ou "bot herder," controle as demais. Os Botnets são conhecidos por usar o computador das pessoas para enviar milhões de spam sem o conhecimento do usuário.

“Hoje em dia, os botnets são responsáveis por uma boa fatia das infecções de computadores”, diz Jeff Jones. O spam enviado pode conter links para sites fraudulentos, scams que enganam os usuários ao oferecer informações sensíveis (phishing), pedidos de envio de dinheiro, vírus anexados ou malware e muito mais.

Comentários